Vestuário e Adornos da Grécia e Roma Antiga
2.oBimestre Luiz Guilherme nr 23 6E
Grécia Antiga
A indumentária grega se destacou pelos seus elaborados e marcantes drapeados.
Tanto homens quanto mulheres usavam a túnica, os homens usavam longa para momentos mais cerimoniosos e curta para o dia-a-dia. A das mulheres era sempre longa.
A respeito das cores, a túnica era comumente tingida e usada colorida. O único lugar em que era obrigatório usar branco era o teatro, que por ser considerado sagrado, exigia um tom de pureza.
As mulheres usavam os cabelos soltos e era comum a amarram com fitas ou com o Chinó, que era uma espécie de suporte que prendia o cabelo na nuca. As jóias também eram muito usadas por elas: braceletes, colares, brincos, anéis, alfinetes, broches e diademas.
Indumentária Grega
Roma Antiga
A civilização romana é considerada a mais rica da antiguidade e suas vestimentas comprovam essa condição. Os romanos do sexo masculino vestiam-se com a túnica e por cima dela usavam outra bastante drapeada. A túnica usada por cima era muito volumosa, e quanto mais volume mais nítido era o pertencimento à classe mais alta da sociedade, mais prestígio tinha seu usuário. Geralmente era de lã e em formato de semicírculo. Pessoas menos favorecidas e soldados do exercíto em geral usavam apenas a túnica simples de baixo.
As mulheres usavam túnica longa que muitas vezes era sobreposta por outra, que tinha a principal característica de ter mangas e era um manto em formato retangular. Usavam jóias como pulseiras, anéis, colares, brincos e sandálias nos pés.
Postado por Luiz Guilherme nr 23 6E
Nenhum comentário:
Postar um comentário