Salvador Dalí foi um pintor surrealista, cujas obras de artes são originais, extravagantes e extremamente criativas. É considerado um dos mais criativos gênios do movimento surrealista. Em 1930 foi expulso do movimento surrealista por motivos políticos, pois os artistas alegavam que Dalí era muito comercial.
Excêntrico, ostentava como marca pessoal um esquisito bigode. Tinha uma personalidade muito extravagante e sem modéstia, costumava dizer: "Sou um monstro de inteligência". Suas obras são uma combinação de imagens excêntricas, saídas de um sonho e de extrema qualidade plástica. Além de pintor, Dalí realizou trabalhos para o cinema, esculturas, fotografias, desenhou jóias e ilustrou livros.
Dalí nasceu na Espanha, no dia 11 de maio de 1904. Um coquetel de medicamentos não prescritos danificou seu sistema nervoso provocando um fim em suas atividades artísticas. Sofria do Mal de Parkinson, e morreu no dia 23 de janeiro de 1989, na cidade natal de Figueiras, Espanha.
Este quadro tão pequeno é a mais conhecida das obras de Dali. A flacidez dos relógios dependurados e escorrendo mostram uma preocupação humana como: tempo e memória. O próprio Dali se apresenta na forma de cabeça adormecida. Como a paisagem já estava pronta, levou apenas 2 horas para pintá-lo.
Obras de Salvador Dalí A Persistência da Memória – 1931
Biografia de Salvador Dalí - Wikipédia
Fonte: http://bethccruz.blogspot.com/2009/02/salvador-dali-obras-do-pintor.html


Nenhum comentário:
Postar um comentário